quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Seminário debate políticas públicas e desafios da implementação da educação integral em Presidente Prudente



Nesta quarta-feira (28/09), especialistas, pesquisadores, alunos docentes e representantes das escolas municipais se reuniram no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo para debater os avanços na política pública de Educação Integral no I Seminário de Políticas de Educação Integral, propondo como foco dos debates o tema “Educação Integral: política, experiências e os desafios de sua implementação”.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e a FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Unesp, Campus de Presidente Prudente, com o objetivo de promover um espaço de reflexão e discussão sobre a política de educação integral no município, contribuindo para o empreendimento de ações voltadas à construção e implementação de uma política pública de educação integral no município.
A mesa diretiva de trabalhos foi composta pela secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, pelo presidente da Comissão Organizadora do Seminário e professora do Departamento de Educação da FCT Unesp, Renata Portela Rinaldi, o diretor da FCT Unesp, Marcelo Messias, e pela aluna da EM Maria Isabel Barbosa Negrão, Emily Bianca Pergentino da Silva.
A chefe da pasta de Educação, agradeceu a parceria da Universidade na realização do evento. “A Unesp vestiu a camisa para implementar a política de educação integral no município. Que a educação integral se uma política transversal, sólida e integrada dentro do município, com o apoio de todos, para construir o futuro dessa cidade’, disse.
Os alunos do Programa Cidadescola participaram do Seminário através das apresentações culturais de dança e da Banda Marcial do Cidadescola, além das oficinas de ludicidade, aplicadas por acadêmicos da Unesp.
Durante a manhã, aconteceu a palestra do professor Paulo de Sena Martins, abordando “Política Pública de Educação: diálogos necessários para a construção de uma política municipal de educação integral”. Houve ainda Colóquio e relatos de experiências dos estudantes do Programa Cidadescola.
De tarde, houve um espaço de debate e troca de experiências entre escolas que desenvolvem a modalidade de educação integral no município, destacando os desafios e as conquistas. A segunda conferência do dia teve como tema: “A educação integral no Brasil e os desafios para sua implementação por meio da articulação entre o sistema de ensino, a escola e a família”, com os professores Elaine Ferraz e Luiz Carlos Capellano.

Matéria disponível em: http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=34213

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.